sábado, 31 de dezembro de 2011

Trilobites

Chamo-me Miguel Pires, tenho 43 anos e trabalho na construção civil. Desde cedo que ganhei um gosto especial por todo o tipo de fosseis, em 2002, através de uns amigos, conheci locais com trilobites na zona centro. De inicio, era como um caçador: tudo o que recolhia era simplesmente um troféu. Hoje, se for uma peça boa ou espécie rara continua a ser um prémio, mas com um objectivo diferente, catalogando o local onde foi encontrado e a formação que pertence. Com trabalho e com uma grande ajuda da minha mulher e filhos construi uma colecção de trilobites da serra da Amêndoa, Vila de Rei, Mação, e Sardoal, zona esta que gostava de explorar pelo menos mais 30 anos. Sou um entusiasta no que diz respeito a trilobites, mas ainda bastante leigo, por isso peço desculpa por qualquer erro dentro desta área que é a Paleontologia. O trabalho que aqui apresento é uma amostra fotográfica de algumas espécies de boa qualidade e também peças raras. Espero que o trabalho que estou a ter, venha a ser aproveitado para algum estudo científico. Em cada pedra que parto, tenho sempre a esperança, que dali, vai sair uma espécie ainda não conhecida, uma pequenina peça, do enorme puzzle, que é a história do nosso planeta.    

                                                   Miguel Pires

3 comentários:

  1. Olá Grande Miguel, Parabéns pelo teu trabalho e pela divulgação, espero sinceramente que consigas alcançar os teus objectivos. Já nas nossas caminhadas a alguns anos atrás eu gostava de ver o teu entusiasmo e interesse em mostrar os sítios e as pedras com fosseis, que tu sabias de olhos fechados onde estavam, mesmo sendo fora dos trilhos.Saudades e continua com essa força e empenho. Do amigo Arlindo Maduro.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Miguel, adorei ver a sua colecção. Também sou coleccionador junto com a minha filhota. Tem algumas repetidas que me queira vender ou trocar?
    O meu mail é: josempereira1@gmail.com.
    Um abraço. José Pereira

    ResponderEliminar
  3. bom dia
    vivo no conselho de Abrantes e costumo procurar fosseis na formação do cabeço do peão
    e visualizei o seu blog chamado trilobites do centro de Portugal e adorei ver as fotos da tua coleção incrível, mas fiquei com algumas duvidas sobre os seus achados, em contrapartida
    posso enviar fotos de alguns dos meus achados, e também ajudar a identificar fosseis.

    vou colocar as minhas perguntas abaixo por numero.

    1.gostava de saber os lugares onde costumas achar fosseis pois eu só procuro na formação do cabeço do peão.

    2.qual o melhor lugar para procurar Eccoptochile, é a minha espécie favorita mas apenas achei um pygidium partido?

    3.na parte "coleção" do blog diz que na formação cabeço do peão existe 14 espécies de trilobites, mas nem 8 espécies diferentes tenho por isso a minha pergunta é quais são as espécies que habitavam esta linda formação?

    4.tens exemplares de radnoria guyi?

    5.como costumas achar os teus fosseis, apenas encontras os soltos , partes a pedra ao meio ou tens uma técnica proria?

    caso queira falar comigo pessoalmente aqui esta o meu email:dinispar45@gmail.com

    ResponderEliminar